quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Coming to power

What Color Is Your Handkerchief: A Lesbian S/M Sexuality Reader (1979) e Coming to Power: Writing and graphics one Lesbian S/M (1982) foram os primeiros textos que li sobre bdsm entre mulheres nos idos da década de 80. Uma conhecida que fora aos EUA me emprestou as publicações do qual fiz cópias. Esses manuais eram de autoria do grupo Samois (pronuncia-se samuá), um grupo lésbico-feminista sadomasoquista.

Esse grupo, que existiu de 1979 a 1983, provocou enorme polêmica ao se assumir como sadomasoquista no Movimento Feminista americano. As discussões que o grupo trouxe a público dividiram as feministas em anti-sexo e pró-sexo durante toda a década de 80, década que, por esses debates, ficou conhecida como a década das Guerras Sexuais (Sex Wars).

Para muitos, o grupo Samois foi inclusive predecessor da teoria queer. Duas de suas participantes mais proeminentes, Pat Califia e Gayle Rubin, continuam atuantes até hoje. Em 1990, Califia publicou uma sequência do Coming to Power chamada The Second Coming: A Leatherdyke Reader. Ambos podem ser encomendados pela Amazon.com

Para mim, as questões trazidas pelas publicações do Samois, em 1982/83, representaram uma enorme abertura de cabeça, além de apoio num momento em que eu vivia minhas primeiras relações com características claramente bdsmistas com outras mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário